terça-feira, 27 de março de 2012

A garota do outro lado da rua

Autora: Lycia Barros


Editora: Novo século


Páginas: 119


Skoob


Onde comprar


Site da autora


Twitter


Facebook




Sinopse: Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?  

Trilha que separei para essa história
ninguém fala nada porque AMO esses dois

Ganhei o livro da Lycia Barros em uma promoção e confesso que não me empolguei muito por dois motivos:

1, ela é uma autora brasileira e eu nunca tinha lido nenhuma obra nacional e 2 que todos livros que li até agora tinham algo de sobrenatural, nunca uma história apenas com humanos, mas enfim, o livro chegou com mais uns presentinhos lindos que a autora mandou, comecei a ler e eis que levo um ‘soco no meio da cara’.

Quando comecei achei que seria aqueles romances adolescentes (pois o livro é para o público ‘teen’, já diz na capa), com aquele final previsível, mas fui surpreendida de uma maneira que não consegui desgrudar do livro depois das primeiras páginas.

Além de desenrolar a história de uma maneira que eu nunca imaginei, posso dizer que vai servir para muitas pessoas como autoajuda, eu mesma, com 22 anos nas costas (nas pernas, braços e corpo todo), aprendi algumas coisinhas.

Indico A garota do outro lado da rua para aquelas pessoas que estão começando seu hábito de leitura agora, pois além de ser fininho (ele acaba e você nem percebe que leu cento e poucas páginas), tem uma linguagem super simples sem deixar de nos prender e encantar. E também super indico aos professores, pois uma coisa que achei hiper interessante é que no final do livro tem uma ‘compreensão do texto’ e pode ser muito útil nas salas de aula, além de diversificar um pouco a didática daqueles livros que ninguém aguenta mais ler.

Durante o romance/aventura me peguei muitas vezes odiando o Enzo, o achando um grosso e me identificando muito com a Rafaela, até certo ponto. E o final me conquistou de tal forma, que quando chegou nas últimas páginas, meus olhos estavam cheios de lágrimas, eu queria desesperadamente saber onde estava o Enzo da minha vida?! E quis muito usar a foto da Rafaela no saco de pancadas da minha aula de boxe. Além do que, quando você lê romance com humanos, acaba se deparando com situações que você já viveu (e ainda vai viver) e é muito gostoso ver um pouquinho da sua 'vida' ali.

O que gostei bastante na narrativa da Lycia é como ela consegue descrever tão perfeitamente as situações, sensações e paisagens, que você quase que consegue sentir e ainda assim, de maneira simples. Um ótimo exemplo:
O aroma de mata molhada, troncos apodrecidos e variedades de flores era tão flagrante que podia deixar uma pessoa inebriada. E havia os sons... Nada era mais agradável do que os sons dos nossos pés pisando nos cascalhos e folhas. Os movimentos de pequenos animais que corriam de um lado para o outro, o canto dos passarinhos, o murmúrio de água correndo nas redondezas ... tudo se fundia de maneira extraordinária.” [p. 23]
Trechos marcantes
(todo copiado do livro = cheinho de spoilers)

“Na verdade, a maioria das pessoas não estava disposta a me dar o tempo que eu precisava para falar. Houve noites com lágrimas solitárias...” [p. 7]

“É impressionante como uma prova de matemática pode sugar até a última gota de felicidade da sua alma!” [p. 11]

“Em certo momento, Rafaela deitou-se na grama e fechou os olhos para descansar. E ficou tão linda que extraiu-me a respiração. Eu sabia que minha câmera estava ali na escrivaninha, bem perto da minha mão, mas não me atrevi a usá-la para bater uma foto. Sabia que não conseguiria capturar a beleza daquele momento, por isso preferi memorizá-lo." [p. 12]

“Eu juro que tentei esquecê-la, desarquivá-la da memória, mas simplesmente não consegui. Comecei a acreditar que, assim como meu pai, eu não seria um homem de pular de galho em galho. Amaria minha escolhida para sempre.” [p. 13]

“Por causa da idade, minha avó andava muito esquecida – para não dizer esclerosada – e contava as mesmas histórias dezenas de vezes.” [p. 14]

“Ao que parecia, a definição de lanchinho de Doralice acabaria com os problemas de fome da Somália.” [p. 16] igual minha tia avó kkkk

“Era o único aluno cuja mãe estava perto e limpando a sua blusa. Um perfeito suicídio social.” [p. 19]

“A meu ver, sábados deveriam ser vinte e quatro horas mágicas sem nenhuma preocupação com o colégio.” [p. 20]

“Eu queria poder abraçá-la ou colocá-la atrás de mim, mas sabia que qualquer movimento poderia desencadear violência por parte deles.” [p. 27]

“Pois desde que sou criança, escuto dizer que mulher, para estar bonita, tem que sofrer. E, até que eu tenha uma boa legging que combine com aqueles tênis, suportarei os sacrifícios.” [p. 34]

“Apertei minhas mãos em punho ao lado do corpo. Nunca pensei que desejaria estrangulá-la.” [p. 36]

“Pode ficar com o meu desodorante. Só vai deixar a cobra perfumada antes de dar um bote em você. Mas, não se preocupe, do jeito que você é enjoada, é capaz dela te vomitar.” [p. 44]


“Rafaela era uma mulher sem tirar nem pôr: amável e amistosa num momento, despeitada e insuportável no outro.” [p. 45]

“Conte-me, quando você pensa nos seus cinco anos, do que se lembra? (...) Também lembro de como ela brigava comigo quando eu ficava dividido entre terminar de arrumar o meu quarto ou espiar a sua casa pela janela. – Calei-me por dois segundos, embaraçado pelo que acabara de revelar. – Lembro-me de você.” [p. 52]

“Dividimos o segundo sanduíche. Afinal, não podíamos nos arriscar a deixá-lo estragar. Naquele momento, estava mais do que agradecido por Doralice achar que eu sofria de bulimia.” [p. 61]

“Não fique tão animadinho... É claro que vou tomar banho sozinha. Se precisar de você, grito. Mas se pegar você me espionando sequer uma vez, arrancarei seus olhos e os comerei no jantar. Está me entendendo?” [p. 64]

“E, verdade seja dita: se não fosse Enzo e seus neurônios de CDF, a essa hora eu já estaria a caminho da luz.” [p. 77]

“E, quem sabe, não serei convidada para atuar em Malhação? Sairei do anonimato para a fama, como tantas ex-BBB’s! Afinal, vamos combinar, a maioria não tinha talento nenhum.” [p. 80] Adoro como a Lycia lê meus pensamentos.

“Enzo continuou me encarando com a amabilidade de um galo de rinha.” [p. 87]

“Acho que debaixo dessa fachada fútil, existe uma pessoa realmente especial. É impossível que alguém vazio pudesse emanar tanto brilho. Se você juntasse o que tem por dentro, com o que já tem por fora, a verdadeira Rafaela seria simplesmente imbatível.” [p. 91]

“Eu nunca havia tomado a iniciativa com um menino na minha vida, mas enchi-me de coragem naquela hora. Toquei no rosto dele delicadamente e retirei seus óculos. Quando fiz isso, Enzo ergueu uma mão e segurou meu pulso, em seguida fechou os olhos e beijou a palma da minha mão, com muito carinho.” [p. 94]

“Lembrei-me também que uma vez li que não é bom que cheguemos muito perto de um ídolo, pois ao tocá-lo o dourado poderia escorrer-nos nas mãos.” [p. 108]

“- Pensei que nunca fosse me notar.
Beijei sua mão.
- Mas notei. Você foi pra mim como uma borboleta, que saiu do casulo e de repente me mostrou outro tipo de beleza.” [p. 114]

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Além de aprender a não julgar as pessoas pela aparência, também aprendi a dar mais valor para o que é ‘nosso’. Nossos autores brasileiros também são ótimos e conseguem escrever tão perfeitamente bem quanto os estrangeiros, então bora aproveitar enquanto eles estão nos dando esse bem.

Aproveita o link acima para comprar o livro, seguir a autora, entrar no site e ver as outras obras. Eu estou doida por ‘Uma herança de amor’, que lança agora em abril, ‘Entre a mente e o coração’ e ‘A bandeja – Qual pecado te seduz?’ ... se alguém quiser me doar, fico muito grata, pois vida de universitário é difícil.

Quem vai ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário