quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Resenha de "O casamento"

Autor: Nicholas Sparks


Editora: Aqueiro
















Sinopse: Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa apaixonar-se por ele novamente.

Minha trilha para O Casamento

O casamento, é um dos livros do meu querido autor Nicholas Sparks e pode-se dizer que é uma continuação de Diário de uma paixão, porém, como eu infelizmente ainda não li (comprei hoje), comecei lendo essa obra que ganhei da Editora Arqueiro.

Desde que assisti "Um amor para recordar", esse se tornou o filme mais lindo, perfeito e que mais me faz chorar em todo o mundo, então, em uma das 454756753 vezes que estava assistindo, vi que era baseado em uma obra do autor Nicholas Sparks e foi então que procurei no google informações sobre ele e qual não foi a minha surpresa ao ver que outros filmes que eu tanto amava também eram baseados em obras dele?!

Mas mesmo assim, nunca tinha lido um livro de sua autoria, até que ganhei da Editora Arqueiro o KIT lindo com marcadores, bottom, sacolinha, um convite de casamento me convidando para ler a obra e um bem casado que estava uma delícia (a propósito, Editora Arqueiro, parabéns pela ideia do KIT, me surpreendeu muito):


Não vou mentir, no começo achei que ia me decepcionar, pois não inicia com todo aquele romance e palavras lindas e amores impossíveis, mas continuei e acabei devorando o livro embora eu tenha sentido falta de algumas coisinhas, como por exemplo, Wilson se diz um homem não romântico e está perdendo sua esposa por isso, então deveria ter umas partezinhas de suas atitudes que fizeram sua mulher se distanciar, porque como no livro ele está a reconquistando, eu em momento algum deixei de gostar dele. 

Uma das coisas que mais achei interessantes, além de todo o romance, foi o jeito como o Noah (de Diário de uma paixão) é um completo TROLL, me peguei rindo inúmeras vezes com suas histórias ou com o jeito que ele, mesmo velhinho, prega peças em sua família. 

E eu, como sou uma pessoa sem tempo, li o livro dentro do ônibus, então coitado do passageiro ao meu lado quando fui chegando no final e comecei a chorar em pleno caminho para o trabalho. (kkkkk)

Recomendo que todos leiam "O casamento" e preparem os lencinhos, porque vocês irão precisar.

Trechos marcantes
(todo copiado do livro = cheinho de spoilers)

Prólogo [p. 9]
Meu nome é Wilson Lewis, e esta é a história de uma festa de casamento. E também a história do meu casamento, mas, apesar dos 30 anos que Jane e eu já passamos juntos, acho que eu deveria começar admitindo que há quem saiba muito mais sobre o assunto do que eu. Não sou capaz de dar nenhum conselho a respeito disso. Ao longo dessas três décadas, já fui egoísta, teimoso e burro feito uma porta, e admitir isso dói muito.No entanto, ao olhar para trás, penso que, se fiz algo certo na vida, foi amar minha mulher até hoje. Embora algumas pessoas possam pensar que isso não é nada demais, elas precisam saber que houve uma época em que tive certeza de que minha esposa não sentia o mesmo por mim.

Capítulo 1 [p.27] Noah se referindo a sua falecida esposa Allie (Diário de uma paixão)
[...]Sempre que eu lia para ela, era como se a estivesse cortejando, porque às vezes, só às vezes, ela se apaixonava por mim de novo, como tinha se apaixonado tanto tempo antes. E essa é a sensação mais maravilhosa do mundo. Quantas pessoas têm essa oportunidade? De que alguém que amam se apaixone por ela várias vezes.
Capítulo 2 [p.29]
Eu precisava cortejar minha mulher outra vez.

[p. 38]
- Estamos pensando em nos casar no sábado que vem.
A boca de Jane formou um pequeno O. Anna continuou falando, obviamente ansiosa para dizer tudo antes de podermos interrompê-la.
- Sei que é o aniversário de casamento de vocês... e é claro que, se não concordarem, tudo bem... mas nós dois achamos que seria um jeito maravilhoso de homenageá-los.

Capítulo 3 [p. 43]
- Jane? – consegui balbuciar.
- O quê?
Pigarreei.
- Talvez eu pudesse acompanhar você até o carro de novo um dia desses. Mesmo que não esteja chovendo.
Ela me estudou por alguns instantes antes de responder.
- Seria ótimo, Wilson.

Capítulo 4 [p.54]
- Na verdade, se não me falha a memória, não foram nem alguns dias – prosseguiu. – Assim que pusemos as últimas coisas de David no carro, começamos a dançar um foxtrote ali mesmo em frente à casa. Mas vou dizer uma coisa: os primeiros minutos foram dureza. Dureza mesmo. Às vezes eu me pergunto como conseguimos sobreviver.

Capítulo 5 [p. 79]
Enquanto observava seu rosto expressivo, fiquei maravilhado com o fato de, em algum momento, já ter beijado cada pedacinho dele. Nunca amei ninguém a não ser você, era o que eu queria dizer, mas o bom senso prevaleceu e me lembrou que seria melhor guardar essas palavras para outra ocasião, quando eu tivesse total atenção e elas pudessem ser retribuídas.

Capítulo 6 [p. 82]
- Olá, Noah – falei.
- Olá, Wilson. – ele continuou olhando para a água. – Obrigado por ter vindo.
Pus a sacola com os pães no chão.
- Tudo bem?
- Poderia estar melhor. Mas também poderia estar pior.

Capítulo 7 [p. 96]
- O que eu queria dizer é que eu acho que amo você – sussurrei.
Ela não disse nada, mas soube que tinha me ouvido quando sua boca começou a se curvar em um leve sorriso.
- Bom, você acha ou tem certeza? – perguntou ela.
Engoli em seco.
- Tenho certeza – falei. Então, querendo ser bem claro, arrematei. – Eu te amo.

Capítulo 8 [p. 114]
[...] Eu te amo, Wilson, e sei que você me ama também. E,se nós quisermos fazer nosso casamento dar certo, ambos vamos ter que ceder um pouco. Não estou pedindo que você acredite. Estou pedindo que vá comigo à igreja. Casamento é compromisso, é fazer algo pela outra pessoa mesmo que não se queira fazer. [...]

Capítulo 9 [p. 122]
- O que houve?
- Uma raiz – respondeu ele. – Passei por ela milhares de vezes, mas dessa vez ela pulou para cima e agarrou meu pé.
[...]

- Ah, não foi tão ruim assim. Um pouco de água nunca fez mal a ninguém. A pior parte foi o guaxinim, quando eu enfim acordei. Do jeito que ele me encarava, pensei que estivesse com raiva. Aí ele avançou em mim.
- Você foi atacado por um guaxinim? – Jane parecia prestes a desmaiar.
- Não exatamente. Eu o enxotei antes que ele conseguisse me morder.


[p. 128]
- Eu venho porque ela quer que eu venha.
- O cisne?
- Não – disse ele. – Allie.
[...]
- Allie quer que você dê comida ao cisne?
- Sim.
- Como você sabe?
Com um suspiro, ele ergueu os olhos para mim.
- É ela – falou.
- Quem?
- O cisne – disse ele.
Balancei a cabeça, em dúvida.
- Não entendi muito bem o que você está tentando dizer.
- Allie – repetiu ele. – Ela encontrou um jeito de voltar para mim, como prometeu que faria. Tudo que tive que fazer foi encontrá-la.


Capítulo 10 [p. 142]
- Você está linda – murmurei.
Ela se virou para mim com uma expressão de leve surpresa. Ao ver seu rosto, soube que Jane estava tentando se certificar de que tinha escutado direito. Eu poderia ter esperado sua reação, mas em vez disso fiz o que já tinha sido tão natural para mim quanto o ato de respirar. Cheguei mais perto e, antes que ela pudesse se esquivar, dei-lhe um beijo delicado, sentindo a maciez de seus lábios sob os meus.

Capítulo 11 [p. 146]
[...]Joguei mais uma fatia e, quando ele não fez movimento para pegá-la, olhei em volta para me certificar de que ninguém assistia à cena. O que eu tinha a perder? Finalmente me decidi e me inclinei para a frente.
- Ele está bem – confidenciei. – Estive com ele ontem e falei com o médico hoje cedo. Ele vai voltar amanhã.
O cisne pareceu pensar um pouco sobre as minhas palavras e, instantes depois, senti os pelos da minha nuca se eriçarem quando ele começou a comer.

Capítulo 12 [p. 158]
Na última semana, havia me concentrado em meus defeitos e dado o melhor de mim para corrigi-los. Ao longo desses dias, pensei em Jane. Dediquei-me a ajudá-la com as responsabilidades da família, Escutei com atenção tudo o que ela dizia e todas as nossas conversas pareciam uma novidade. Ri de suas piadas e a abracei enquanto ela chorava. Pedi desculpas por minhas falhas e lhe demonstrei o afeto de que ela necessitava e que merecia. Em outras palavras, fui o marido que ela sempre desejara, o homem que já fora um dia. E, como um antigo hábito redescoberto, agora entendia que isso era tudo o que precisava fazer para voltarmos a gostar da companhia um do outro.

Capítulo 13 [p.162]
- Vou dizer uma coisa: foi muito triste ver como essa casa ficou nos últimos anos. Tudo que ela precisava era de alguém que se importasse com ela outra vez. – Ele tornou a pôr os óculos com um leve sorriso no rosto. – É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas? Parece que acham que elas nunca vão mudar. Igualzinho a essa casa. Bastava um pouco de atenção e ela nunca teria ficado tão abandonada.

Capítulo 14 [p. 178]
[...]Depois de verificar que a casa estava perfeita, completei minha última tarefa, prendendo à porta da frente um bilhete que Jane não poderia deixar de ver.
“Bem-vinda à sua casa, meu amor. A surpresa está esperando lá dentro...”
Então entrei no carro e fui embora.

Capítulo 15 [p.180]
A primeira tarefa é simples: por favor, apague as velas do andar de baixo e siga as pétalas de rosa até o quarto. Novas instruções estarão à sua espera lá em cima.


Capítulo 16 [p.108]
[...]Afinal, algumas coisas continuam iguais. De manhã, por exemplo, meu primeiro pensamento ao acordar – como sempre – é você. Muitas vezes fico deitado de lado só admirando você, vendo seus cabelos espalhados sobre o travesseiro, um de seus braços acima da cabeça e seu peito subindo e descendo de forma suave. Às vezes, quando você está sonhando, chego mais perto, na esperança de que isso talvez me permita entrar nos seus sonhos. No final das contas, foi assim que eu sempre me senti em relação a você. Durante todo o nosso casamento, você foi um sonho para mim e nunca vou me esquecer de como me senti um homem de sorte desde aquela primeira vez que andamos juntos na chuva. [...]

Capítulo 17 [p.198]
-Ela foi embora – repetiu ele com uma voz sem emoção. – Eu soube assim que acordei. Não me pergunte como, mas eu já sabia. Senti assim que acordei. Não me pergunte como, mas eu já sabia. Senti que isso tinha acontecido e quando comecei a me dirigir para o lago a sensação foi ficando cada vez mais forte. Mas eu não quis acreditar e passei uma hora chamando-a. Só que ela não apareceu. – Com uma careta, ele se empertigou na cadeira e continuou a olhar pela janela. – Finalmente, acabei desistindo.

Capítulo 18 [p. 216]
- Este nunca foi o meu casamento, mãe. Desde o começo era o seu casamento. – Ela fez uma pausa. – Por que acha que deixei você escolher tudo?
[...]
Segurei a mão dela e levei aos lábios. Um ano de preparativos, um ano de segredo tudo para culminar naquele instante. Beijei seus dedos de leve antes de olhá-la bem nos olhos.
[...]
- O casamento que eu deveria ter dado a você muito tempo atrás.

Epílogo
Aprendi que, apesar de ser fácil magoar quem amamos, é bem difícil fechar essas feridas. Mas o processo de cura dessas mágoas me proporcionou a experiência mais rica que já tive na vida, levando-me a acreditar que, embora eu nunca tenha estabelecido expectativas altas demais para ser alcançadas em um único dia, menosprezei o que seria capaz de fazer ao longo de um ano. Acima de tudo aprendi que é possível que duas pessoas se apaixonem outra vez, mesmo quando existe entre elas uma vida inteira de decepções.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Espero que você tenha gostado ... comente =D

Beijinhos e até a próxima


6 comentários:

  1. Eu amei esse livro tbm. Amo os livros do Nickolas. São escritos de forma muito carinhosa. Meu favorito ainda é "A Escolha". Muito bom tbm. Terminei de ler "O Casamento"super surpresa. Não imaginava aquilo tudo, Muito lindo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Za.
    adorei a resenha está muito legal, realmente fiquei com vontade de ler *---*

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Za, gostei da resenha e o blog todo é muito legal, adorável. Mas por qual motivo você parou de atualizá-lo? Para não, vai. É muito bonito pra ficar assim parado desde setembro...
    Dâmaris, por acaso você tem alguma obsessão? O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por um comentário de sua parte. Bom domingo! Abraço!

    ResponderExcluir